Fiscais Estaduais Agropecuários relatam sobrecarga de trabalho

36

Neste início de 2026, a Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro) fez um levantamento junto aos associados sobre como está a situação nas regionais em relação à falta de servidores da categoria. Os colegas relataram que faltam fiscais nas inspetorias, no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e no Nível Central – sede em Porto Alegre devido à saída constante de servidores, por aposentadorias e exonerações por aprovação em outros concursos. Entre as consequências, está a alta demanda de serviço, incrementada por metas e cobranças, cenário que gera sobrecarga de trabalho.

O presidente da Afagro, Giuliano Suzin, destaca que a falta de recursos humanos e de veículos adequados para o trabalho também se reflete em deslocamentos em caráter excepcional para os municípios vizinhos, demandando tempo extra em serviço, porém sem percepção financeira adicional na maioria dos casos. “É um contexto que gera esgotamento físico e mental dos servidores, impactando, ainda, na desmotivação dos colegas em razão da falta de valorização da atividade por parte do governo no sentido de reconhecer a necessidade de um novo concurso”, explica Suzin.

O mais recente concurso foi realizado em 2022, não havendo mais profissionais no cadastro de reserva para serem nomeados.

Foto: Giseli Ritterbusch

Compartilhe:
Categorias neste artigo
WhatsApp chat