Servidores da fiscalização agropecuária do Rio Grande do Sul doaram 3,26 toneladas de carne bovina desossada a onze instituições e entidades beneficentes de Alegrete, Cruz Alta e São Gabriel. As entregas ocorreram nesta quarta-feira (16/7). Cinco fiscais estaduais agropecuários participaram da ação. A doação é oriunda de abate sanitário com inspeção de 44 animais sem origem comprovada apreendidos durante atividade de fiscalização.
Seis entidades de Alegrete foram beneficiadas com 1.900 quilos de carne: três instituições de longa permanência para idosos, o Hospital da Santa Casa, a APAE e uma moradia transitória. Em São Gabriel, três entidades receberam a doação de 960 quilos: a Santa Casa e duas instituições de longa permanência para idosos. O Hospital de Cruz Alta e uma instituição de longa permanência para idosos do município foram beneficiados com 400 quilos.
A Fiscal Estadual Agropecuária Camila Mario Brites, de Alegrete, ressalta a importância desta ação como medida de defesa sanitária que minimiza riscos e preserva a rastreabilidade e biosseguridade do rebanho.
“A apreensão e o abate sanitário destes animais, além de garantirem a sanidade do rebanho gaúcho, geram doações para entidades assistenciais e promovem a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade”, comenta o vice-presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro), Giuliano Suzin.
A apreensão dos animais foi realizada no dia 24 de junho, em propriedade rural do município de Quaraí. Esta etapa da ação e o carregamento dos bovinos teve apoio da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Alegrete.