Servidores da Seapi e IPVDF recebem homenagem na ALRS

75

Cinco médicos veterinários, um biólogo e um técnico agrícola que atuaram no desenvolvimento da primeira vacina contra a febre aftosa do Brasil, em 1983, foram homenageados nesta quarta-feira (16/4) com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS. O reconhecimento também foi concedido ao Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (IPVDF), vinculado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

O deputado Adolfo Brito (PP), proponente da homenagem, ressaltou a importância da criação da vacina, que foi um marco na erradicação da doença no país. “Essa homenagem não é só minha, é do Parlamento Gaúcho, dos 55 deputados, pelo trabalho prestado ao Rio Grande do Sul. O que vocês alcançaram repercute até hoje no desenvolvimento da agropecuária gaúcha”, disse.

O secretário adjunto da Seapi, Márcio Madalena, recebeu a medalha em nome do IPVDF. Ele comentou sobre o pioneirismo do Rio Grande do Sul, que em 2025 completa cinco anos de retirada da vacina da aftosa. “Isso aconteceu porque na década de 1980, homens e mulheres tiveram coragem de discutir e abraçar a pesquisa de uma nova vacina”, disse Madalena.

Os fiscais estaduais agropecuários Marcelo Göcks, diretor da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro), e Fernando Groff, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapi, participaram da cerimônia representando a categoria. Também foram lembrados o então governador Jair Soares e o secretário da Agricultura de 1984, João Jardim (in memoriam), cuja esposa, May Petersen Jardim, recebeu a homenagem em seu nome.

Homenageados

  • Danilo Luiz Chiaradia Krause – atual 1º Vice-presidente do Sintergs, é médico veterinário e foi diretor do IPVDF na época;
  • Sylio Alfredo Petzhold – atual Diretor de Assuntos Previdenciário e Saúde do Sintergs, é médico veterinário e mestre em ciências veterinárias;
  • Bruno Mohrdieck (in memoriam) – médico veterinário e dirigente da equipe de febre aftosa;
  • José Antonio Pires Prado – médico veterinário;
  • Paulo Estanislau Reckziegel – médico veterinário e mestre em imunobiologia;
  • João Carlos Freitas Teixeira – biólogo;
  • Remo Pascoal Campagnolo – técnico agrícola.

Foto: Lucas Kloss/ALRS

Compartilhe:
Categorias neste artigo
WhatsApp chat