Afagro manifesta solidariedade aos colegas de Alagoas

802

A Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) manifesta seu apoio e solidariedade aos colegas da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Na primeira quinzena do mês de outubro, foram confirmados dois focos de Peste Suína Clássica (PSC) no Agreste alagoano.

É preocupante que esta emergência sanitária seja agravada pela falta de recursos para o pagamento de diárias aos servidores envolvidos nas atividades previstas no plano de contingência do foco de PSC – o processo foi protocolado em 17/10/2019 no Ministério da Agricultura (Mapa). Informações preliminares obtidas com os fiscais agropecuários de Alagoas dão conta que a Pasta negou a concessão de diárias, bem como o pagamento dos insumos necessários para eliminação do foco.

Pelo Brasil afora, os serviços oficiais enfrentam situação de sucateamento tanto na estrutura quanto em pessoal, cenário este que inviabiliza que as atividades sejam desempenhadas como deveriam. A Afagro lamenta que os governantes dos estados ou do país preocupem-se apenas com o aumento de produtividade e com os resultados econômicos do setor, e não com a importância do trabalho da defesa agropecuária.

Foto: Cecília Mota

Compartilhe:
Categorias neste artigo
WhatsApp chat