Os Fiscais Estaduais Agropecuários da área vegetal vistoriaram 1.157 propriedades rurais nos municípios de Palmitinho e Caiçara, no Norte do Estado, desde a confirmação do primeiro foco de greening no Rio Grande do Sul, no início de junho. Nos últimos 45 dias, os servidores inspecionaram 9.253 plantas em pomares de citros, cultivo afetado pela doença. Neste mesmo período, foram coletadas 220 amostras para análise em laboratório. Deste total, 87 foram positivas para o greening, todas em Palmitinho. As amostras do foco de Caiçara ainda estão em análise.
Os dados parciais foram apresentados na quarta-feira (22/7) pela engenheira agrônoma Carolina Scienza, Fiscal Estadual Agropecuária e vice-presidente da Afagro, em palestra na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O objetivo foi detalhar as ações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em relação aos focos de greening no Estado. No público, estavam presentes técnicos, estudantes e egressos do curso de Agronomia da UCS, além de produtores. O evento foi organizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE).
“O fiscal pode determinar a erradicação da planta sem o laudo positivo, pois estamos em uma situação de emergência. Se tem fruto assimétrica, temos que agir imediatamente”, orienta a servidora. Carolina apresentou a legislação em defesa sanitária vegetal, que atribui as competências do Estado e autoridade aos Fiscais Estaduais Agropecuários para determinar medidas de erradicação.
Na palestra, a agrônoma explicou o que é o greening e o vetor da doença, mostrando como reconhecer os sintomas nos pomares. Carolina também falou sobre as principais medidas de prevenção e passou orientações sobre como o público pode entrar em contato com a Seapi no caso de suspeitas da doença e para fazer denúncias. Por fim, a Fiscal Estadual Agropecuária apresentou as ações permanentes como o monitoramento do inseto e dos sintomas.
| Focos Greening | Palmitinho | Caiçara | Total* |
| Propriedades vistoriadas | 1157 | 450 | 1607 |
| Plantas inspecionadas | 5876 | 3377 | 9253 |
| Colheita de Amostras | 158 | 62 | 220 |
| Laudos positivos | 87 | Em análise | 87 |
| Plantas erradicadas | 46 | 93 | 139 |
* Números parciais – de 8/6/2026 a 22/7/2026
