Nota de esclarecimento à imprensa e de repúdio ao ocorrido em Santa Rosa

1354

A Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro) esclarece que o fato ocorrido em Santa Rosa, com a detenção do coordenador regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), não envolve servidores públicos concursados. O episódio relacionado à carga de vinho apreendida em carro oficial foi protagonizado por pessoa que é indicação política e ocupa cargo comissionado (CC) na pasta. O esquema repercutiu na imprensa nesta segunda-feira (13/9).

Na sexta-feira (10/9), policiais do Batalhão de Polícia da Área de Fronteira abordaram um veículo da Seapdr no entroncamento da ERS-344 com a BR-472, em Santa Rosa. Após vistoria, encontraram 562 garrafas de vinho sem procedência. Na ocasião, segundo informações da imprensa local, duas pessoas foram detidas. Em nota, a Seapdr informou que irá exonerar o CC nesta segunda-feira (13/9) por meio de publicação em edição extra do Diário Oficial do Estado.

A Afagro, entidade que representa os fiscais estaduais agropecuários, servidores públicos da Seapdr, lamenta o ocorrido e repudia este tipo de conduta. A diretoria da associação ressalta que essas situações mostram a importância da estabilidade do servidor público concursado, já que os cargos comissionados são ocupados por pessoas que têm indicação política e nem sempre possuem a capacitação e formação para exercer as atividades para as quais foram designados. Atualmente, há pelo menos um coordenador político em cada uma das 15 regionais da Seapdr no Estado.

Por fim, a Afagro reforça a importância de ser feita a distinção entre servidores públicos de carreira, que prestaram concurso público e possuem estabilidade, dos cargos comissionados, que mudam de acordo com o governo ou titulares da pasta.

Compartilhe:
Categorias neste artigo
WhatsApp chat