Primeira grande mobilização foi pela criação do cargo

647

Capítulo 2 – Especial #Afagro20anos

No dia 6 de abril de 2005, foi realizada uma das primeiras grandes mobilizações da categoria, marcando o início da luta pela criação do cargo de fiscais estaduais agropecuários e do quadro, que até hoje não saiu do papel. Os servidores se uniram e permaneceram mobilizados durante três dias para reivindicar, também, por melhorias nas condições de trabalho.

O ato reuniu cerca de 150 servidores da Capital e do interior. Na época, a camiseta da Afagro era branca e no logo predominava a cor vermelha, como mostra a foto. “Fizemos as camisetas especialmente para esta manifestação. Foi um número bem expressivo de participantes, pois até faltou camiseta”, lembra o engenheiro florestal Paulo Cesar Coelho Olovate, de Porto Alegre.

Nas fotos de arquivo é possível observar que algumas reivindicações estavam ligadas a pautas da área vegetal, com chamadas relacionadas à manutenção do Rio Grande do Sul como zona livre de cydia pomonella e à qualidade do vinho gaúcho. O engenheiro agrônomo Claudir Santa Catarina, de Erechim, recorda que, naquele momento, o enfrentamento mais imediato era da área vegetal em função do não pagamento das horas extras no posto de divisa de Vacaria – história que será contada no próximo capítulo.

Neste mesmo ano, foi lançado edital do último concurso que foi realizado com a nomenclatura antiga para as vagas ocupadas por engenheiros agrônomos e médicos veterinários na Secretaria da Agricultura. Isto porque o cargo de fiscal estadual agropecuário foi criado alguns anos depois, em 2012, e contemplado no edital do próximo concurso, em 2013.

Fotos: Arquivo pessoal/Paulo Cesar Coelho Olovate

Reportagem: Bruna Karpinski

Compartilhe:
Categorias neste artigo
WhatsApp chat