Evolução do status sanitário para a aftosa é mérito dos servidores

362

O reconhecimento do Rio Grande do Sul como livre de aftosa sem vacinação é resultado do trabalho árduo dos servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Após anos de dedicação do serviço oficial, o avanço foi oficializado nesta terça-feira (11/8) pelo Ministério da Agricultura por meio da publicação da Instrução Normativa nº 52.

“A evolução do status sanitário ocorreu porque o Estado tem servidores comprometidos com a defesa agropecuária. Para manter este avanço no futuro, é necessário pensar agora com responsabilidade e seriedade na reposição do quadro de servidores de carreira e voltar a discutir a criação do quadro de auditores fiscais”, alerta o presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro), Pablo Fagundes Ataide.

Na avaliação do dirigente, a discussão sobre estas questões precisa ser técnica e não política. Outro ponto é a melhor remuneração e qualificação dos servidores para que a qualidade do serviço seja uma constante.

Para os fiscais estaduais agropecuários, o momento é de reflexão sobre a necessidade de evolução, também, das condições de trabalho, pois este reconhecimento chegou em um cenário de desvalorização dos servidores públicos, que estão há mais de cinco anos sem reposição salarial, com os salários atrasados e parcelados. Apesar de ter atuado em todas as etapas para o Estado alcançar este avanço, a categoria segue não sendo valorizada. “O trabalho dos servidores da Secretaria da Agricultura foi decisivo para esta conquista que futuramente abrirá diversas possibilidades econômicas para o setor agropecuário gaúcho”, acrescenta Ataide.

Além de pensar na comemoração e na comitiva que em março de 2021 irá à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para receber o certificado, é preciso que os gestores públicos estejam atentos à estrutura da Seapdr. O serviço oficial necessita, constantemente, da reposição de materiais de trabalho, manutenção, limpeza e modernização das instalações das inspetorias de defesa agropecuária, além da justa valorização dos servidores.

Compartilhe:
Categorias neste artigo
WhatsApp chat