Afagro pede apoio ao secretário da Agricultura no encaminhamento do projeto do Quadro de Fiscal Agropecuário na AL

719

A diretoria da Afagro se reuniu com o novo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, para lhe dar as boas-vindas ao cargo e pedir apoio e rapidez na criação do Quadro de Fiscal Agropecuário Estadual. Os integrantes da entidade entregaram, durante encontro com o secretário, que ocorreu nesta quarta-feira (25/04),  documento com as principais demandas da categoria.

O presidente da associação, Antonio Augusto Rosa de Medeiros, considera que a reunião foi positiva. “O secretário se mostrou acessível e disposto a resolver as distorções atuais e garantir a criação do quadro, que beneficia os mais de 300 fiscais agropecuários do Estado”, relata.

Afagro encontrou receptividade do novo secretário

Klein ressaltou a importância do servidor público e sinalizou que se empenhará para a criação do novo Quadro de Fiscal Agropecuário Estadual. “Aguardamos e esperamos que seja dado andamento no processo o quanto antes”, reiterou Medeiros.

A proposta tramitava desde o início de março no Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE), vinculado ao Gabinete do Governador. Já em abril, o projeto foi entregue à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), para alterações. Há cerca de uma semana, foi devolvido para o GAE, já com as modificações solicitadas e parecer favorável do secretário.

Quando for aprovada dentro do Executivo, a proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa, onde tramitará. O parlamento terá até o dia 4 de junho para que o projeto de lei passe pelas comissões e seja votado, caso contrário só poderá ser apreciado após as eleições, em virtude do calendário eleitoral.

Além da criação do quadro, o presidente da Afagro alertou para os transtornos causados pela falta de pagamento há mais de um ano do quilômetro rodado a fiscais e técnicos agrícolas que realizam inspeção sanitária que, por falta de veículos oficiais, acabam usando seus próprios carros durante o trabalho. O secretário e seus assessores garantiram que a questão será resolvida o quanto antes.

No documento entregue a Klein, Medeiros também assinala a ocorrência de remoções de servidores para locais até 300 quilômetros distantes da lotação de origem. As transferências, em algumas ocasiões, causaram a perda do adicional por insalubridade mesmo antes de o técnico receber a notificação formal, e têm ocorrido sem um parecer favorável dos chefes imediatos do trabalhador.

Compartilhe:
Categorias neste artigo
WhatsApp chat